Bem vindos!





Seriedade e Liderança



Rua Carlos Weber, 1055



VL Leopoldina- São Paulo - SP



Fones: 11 3641-0717/ 11 9-6190-0911



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Entrevista com Maria Beatriz Fernandes....Revista Achei na Vila...Abril de 2011

Musicoterapia
Notas musicais em benefício da
concentração


A música está sempre presente na vida do ser humano. Ela desperta sentimentos e emoções de acordo
com a capacidade de percepção que ela possui.

É um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois eleva para um mundo prazeroso e satisfatório a mente, corpo e alma, o que facilita na aprendizagem – cientificamente comprovado.

Em uma ação pioneira, a escola “Música e Arte...”, que está no ensino musical há 25 anos, com
Seriedade e Liderança, implanta cursos com cunho extracurricular.

A abordagem se dá por meio de notas musicais em benefício de adultos e crianças com ou sem distúrbios
de aprendizagem.
A escola desenvolveu um método que chama a atenção para instrumentos de cordas, canto,
teclas, sopro e percussão.
O repertório é desenvolvido através da música erudita, religiosa (ecumênica) e popular.

A música encanta, e, de forma lúdica, engloba a cultura como um todo e, acima de tudo, nestes casos específicos de distúrbio de aprendizagem (DDA e DDH), desenvolve a motricidade, a concentração e a sociabilidade.

Tem o poder de fazer as pessoas de qualquer idade saírem do seu mundo cotidiano e realizarem uma viagem fantástica.
Afinal, ao contrário do que muitos pensam, os distúrbios de aprendizagem acometem tanto crianças como adultos, sendo estes últimos, em sua grande maioria, que não receberam nenhum tipo de estímulo na infância e trazem a dificuldade para a fase adulta de suas vidas.

Na Música e Arte..., por exemplo, o quadro de alunos é composto por crianças, jovens e adultos, onde, o público adulto é grande parte de seu córum.

Tudo começou quando a então professora, hoje regente, Maria Beatriz Fernandes percebeu o grande
esforço de concentração daqueles que sofriam com tais dificuldades.
Com o passar do tempo, a musicista passou a utilizar-se de técnicas de aprendizagem, focada no processo ensino-aprendizagem com seus alunos, que tiveram uma melhora significativa. Percebeu entre os muitos ganhos: a sensibilização, a sociabilização, coordenação motora e concentração. E, a consequência fora mais sucesso na vida pessoal e profissional desses educandos.

“Os sons trabalham a parte rítmica e melódica, fazendo com que os educandos queiram tocar mais,
onde, o instrumento é mais presente e constante em sua jornada diária. Esta arte cadencia e foca a atenção. Ela é outra linguagem que se faz possível falar em qualquer lugar do mundo, daí, transcende e auxilia na vida dessas pessoas. Por isso, é preciso saber ler, compreender e  entender o aluno para mudar essa situação. O professor de verdade é o que se senta junto a ele. Recebemos alunos para musicoterapia (como auxílio na aprendizagem ou atividade da vida diária), aquele que apenas deseja aprender um instrumento para se satisfazer e os que querem ser músicos, mas, o mais importante é que
todos, cada um a seu tempo e de acordo com os seus objetivos, saem aptos a fazer o exame da Ordem dos Músicos do Brasil. Nesse ramo você precisa de técnica. O talento vem e aflora, naturalmente”, diz a regente e proprietária da Música e Arte... , Maria Beatriz Fernandes.

A escola é fundamentada pelo MEC e possui grade curricular e carga horária a ser cumprida, com estágios de começo, meio e fim. No final do curso o aluno recebe diploma ou certificação, dependendo do
nível e do curso que optar. Os professores são formados pela escola e as salas de estudo dos instrumentos permanecem abertas em tempo integral para que o aluno faça exercícios e pratique o que aprendeu.

Além da aplicação de técnica para alongar e aquecer a musculatura, são feitos exercícios para afinar o ouvido. Desenvolve seu papel de responsabilidade social oferecendo para alunos e a comunidade oficinas gratuitas de coral infantil, coral adulto e coral de melhor idade, oficina de flauta infantil e adulto e prática de banda para alunos matriculados,onde cada categoria de conhecimento é nivelada conforme o seu estágio.


Revista Achei na Vila
Edição n° 60
Abril/2011

Um comentário:

  1. Bia, excelente a entrevista, demonstra a sua sagacidade e garra. A mensagem foi fundamentada na verdade que a gente como aluno, vem presenciando ao longo dos anos!Parabéns.

    ResponderExcluir